Uma Abordagem Articuladora da Mediação Pedagógica no Ensino Superior

Autores

  • Fátima Aparecida da Silva Dias Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias de Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7371-4579
  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil. Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias de Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.
  • Dayane Verginia Batista Bessa Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias de Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n4p531-536

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar uma discussão acerca da Mediação Pedagógica pautada no princípio da articulação entre o ensino e aprendizagem. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em diferentes bases de dados, buscando fundamentar essas discussões. A mediação pedagógica desenvolvida no contexto do Ensino Superior na modalidade híbrida ou a distância se constitui pela integração de três elementos, materiais, atividades e interações. Em se tratando das interações, especificamente do professor/tutor com os estudantes, destaca-se a importância da tríade mediadora - pedagógica, operacional e afetiva -, a qual envolve ações de feedback de natureza diversa, mas são ações essenciais para propiciar o engajamento do estudante no curso. Ressalta-se ainda que o estudante de um curso de graduação é um adulto jovem ou não, que já traz em sua trajetória de vida experiências vivenciadas ao longo do processo de escolaridade e, muitas vezes, aquelas relacionadas ao mundo do trabalho. Essas discussões evidenciaram a necessidade de considerar o conhecimento prévio do aluno, assim como, propiciar o aprendizado teórico e prático para que a mediação pedagógica possa favorecer uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências necessárias para atuar profissionalmente na sociedade tecnológica do conhecimento.

Palavras-chave: Aprendizagem do Adulto. Tríade da Interação. Teoria e Prática

Abstract
This article aims to present a discussion about Pedagogical Mediation based on the principle of articulation between teaching and learning. To this end, a bibliographic research was carried out in different databases seeking to support these discussions. The pedagogical mediation developed in the context of Higher Education in the hybrid or distance modality is constituted by the integration of three elements, materials, activities and interactions. When it comes to interactions, specifically between the teacher/tutor and the students, we highlight the importance of the mediating triad - pedagogical, operational and affective -, which involves feedback actions of a different nature, but are essential actions to promote the student’s engagement in the course. It is also noteworthy that the student of an undergraduate course is a young adult or not, who already brings in his or her life trajectory experiences lived throughout the schooling process and, often, those related to the world of work. These discussions highlighted the need to consider the student's prior knowledge, as well as to provide theoretical and practical learning so that pedagogical mediation can favor meaningful learning and the development of skills necessary to work professionally in the technological knowledge society.

Keywords: Adult Learning. Interaction Triad. Theory and Practice

Biografia do Autor

Fátima Aparecida da Silva Dias, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias de Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Pós-Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Norte do Paraná, Doutora e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante e Anhanguera, na linha de pesquisa Formação de Professores que Ensinam Matemática com projetos de pesquisa na área de Formação Continuada, Tecnologias Digitais na Educação, Metodologia de Ensino e Educação a Distância. Graduada em Matemática, Ciências Físicas e Biológicas e Pedagogia. Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Docente no Ensino Superior na Fundação São Paulo e Pontifícia Universidade Católica - PUC no curso de Pós-graduação Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação e no Centro Universitário - SENAC, Fundação São Paulo. Atuou como diretora do departamento de criação e produção de recursos didáticos e tecnológicos para implementação de cursos em educação a distância, gestora de projetos educacionais que utilizam as tecnologias digitais em sala de aula, como Aula Interativa, política pública no Estado de São Paulo, como formadora e coordenadora de tutores nas modalidades presencial e a distância para atuarem em ambientes virtuais de aprendizagem, em instituições como Fundação Padre Anchieta e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Coordenadora e líder de equipes em projetos educacionais na área pública e privada. Autora de material impresso e digital para utilização de professores e alunos para uso didático e pedagógico. Assessora pedagógica do Programa Inspira para alunos e professores. Gestora de cursos e projetos na modalidade presencial e a distância. Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP de Cursos em EaD.

Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil. Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias de Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Formada em Licenciatura em Ciências e Matemática (1974), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Educação na área de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora doutora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN Brasil), pesquisadora colaboradora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Projeto UCA da SEB-MEC. Membro do Comitê Científico Pedagógico do Projeto Educação na Cultura Digital do Programa Proinfo/MEC. Desenvolve trabalhos de consultoria e de pesquisas com publicações nas áreas de Formação de Professores, Educação Matemática, Tecnologia e Mídias na Educação e Educação a Distância. 

Dayane Verginia Batista Bessa, Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias de Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR. Brasil.

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias pela Universidade Pitágoras Unopar, na linha de pesquisa Formação de Professores, com projeto de pesquisa na área de Formação Continuada, Especialista em Gestão e Organização Escolar pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Atuou como professora da Educação Infantil no Centro de Educação Infantil Beija Flor, atuou também no Apoio Pedagógico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, frente aos docentes e alunos. Atuou como Técnica de atividades Educacionais no Serviço Nacional do Comércio - SESC, no acompanhamento dos técnicos de atividades culturais promovendo ações e atendimentos a escolas, ONG's e projetos, coordenando também o espaço conexão no desenvolvimento de cursos e atividades voltadas a tecnologia. Atuou como Coordenador de Processos do curso de Pedagogia da Universidade Pitágoras Unopar e Universidade Anhanguera Educacional, nestas mesmas universidades participou da implantação e coordenou os cursos de Formação Pedagógica e Segunda Licenciatura, atuando junto aos docentes, tutores, polos de apoio e alunos.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

DIAS, Fátima Aparecida da Silva; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; BESSA, Dayane Verginia Batista. Uma Abordagem Articuladora da Mediação Pedagógica no Ensino Superior. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 531–536, 2022. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n4p531-536. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8904. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos