Olhar dos Alunos Sobre o Processo de Curadoria de Conteúdo Digital dos Materiais Didáticos do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica a Distância

Autores

  • Anderson Gustavo Colnago Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. https://orcid.org/0009-0000-3871-0209
  • Katia Alexandra de Godoi e Silva Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6003-6852
  • Fátima Aparecida da Silva Dias Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7371-4579

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2024v25n5p%25p

Resumo

O objetivo desse estudo reside em descrever e analisar os materiais didáticos digitais no contexto da curadoria de conteúdo digital, a partir da perspectiva dos alunos do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) na modalidade de Ensino a Distância (EaD) da Universidade Pitágoras Unopar. Os participantes da pesquisa são alunos ingressantes da edição 2021-2022, do PICT-EAD. O estudo adota uma abordagem qualitativa, desenvolvendo-se por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva. Seu propósito é apresentar a avaliação realizada pelos alunos, considerando que diversos pesquisadores têm focado na avaliação desse material por parte dos docentes. Os procedimentos metodológicos envolvem princípios para a construção do objeto de pesquisa, servindo como estratégia para compilar a literatura existente sobre o tema afim de compreender o Material Didático Digital (MDD), no ensino. Adicionalmente, uma atividade do PICT-EAD, organizada e disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) dos alunos, foi utilizada como instrumento para a coleta de dados. A estratégia de análise, bem como a análise textual das questões discursivas. De modo geral, os resultados revelam que, ao tratar da análise dos MDD pelos discentes, diversos são os aspectos que podem ser considerados. Esses aspectos podem ser avaliados por meio da curadoria de conteúdo digital, tais como as necessidades de aprendizagem, os elementos motivadores, a experiência do aluno e os aspectos estéticos.

Palavras-chave: Curadoria de Conteúdo Digital. Educação a Distância. Iniciação Científica. Material Didático Digital.

Abstract

The aim of this study is to describe and analyze digital teaching materials in the context of digital content curation, from the perspective of the students of the Scientific and Technological Initiation Program (PICT) in the Distance Learning (DE) modality at Pitágoras Unopar University. The research participants are students entering the 2021-2022 edition of PICT-EAD. The study adopts a qualitative approach, developed through exploratory and descriptive research. Its purpose is to present the evaluation carried out by students, considering that several researchers have focused on the evaluation of this material by teachers. The methodological procedures involve principles for constructing the research object, serving as a strategy for compiling the existing literature on the subject in order to understand the Digital Didactic Material (DTM) in teaching. In addition, a PICT-EAD activity, organized and made available in the students' Virtual Learning Environment (VLE), was used as an instrument for data collection. The analysis strategy, as well as the textual analysis of the discursive questions. In general, the results show that, when it comes to the students' analysis of the DMUs, there are several aspects that can be considered. These aspects can be assessed through digital content curation, such as learning needs, motivating elements, student experience and aesthetic aspects.

Keywords: Digital Content Curation. Distance Education. Scientific Initiation. Digital Learning Material.

Biografia do Autor

Anderson Gustavo Colnago, Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Mestrando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Pitágoras Unopar (2021 - 2023), possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2017), Tecnólogo em Gestão Pública (2017). Especialista em Docência do Ensino Superior (2020), especialista em Educação Inclusiva e Especial (2020), especialista em Neuropsicopedagogia (2020). Trabalha como professor de Atendimento Educacional Especializado - AEE do ensino fundamental I

Katia Alexandra de Godoi e Silva, Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Doutorado em Educação e Currículo (PUC-SP). Estágio pós-doutoral na área de Educação pela Universidade de Aveiro (Portugal). Docente no Programa de pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR). Docente no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UNIDERP). Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento de Avaliação (CTAA/ INEP), do Subcolegiado das áreas de Artes e humanidades, nomeada pela portaria n. 320, de 5 de março de 2020 - período de 2020 a 2022 e portaria n. 1.150, de 19 de junho de 2023 - período de 2023. Tem experiência na área de Educação (com ênfase em Tecnologias Educacionais - atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia integrada ao currículo e curadoria de conteúdo digital).

Fátima Aparecida da Silva Dias, Universidade Anhanguera Unopar, Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Pós-Doutorado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Norte do Paraná, Doutora e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante e Anhanguera, na linha de pesquisa Formação de Professores que Ensinam Matemática com projetos de pesquisa na área de Formação Continuada, Tecnologias Digitais na Educação, Metodologia de Ensino e Educação a Distância. Graduada em Matemática, Ciências Físicas e Biológicas e Pedagogia. Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Pitágoras Unopar e Universidade Anhanguera de São Paulo.

Publicado

2025-01-07

Como Citar

COLNAGO, Anderson Gustavo; SILVA, Katia Alexandra de Godoi e; DIAS, Fátima Aparecida da Silva. Olhar dos Alunos Sobre o Processo de Curadoria de Conteúdo Digital dos Materiais Didáticos do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica a Distância. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 25, n. 5, 2025. DOI: 10.17921/2447-8733.2024v25n5p%p. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/12663. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos