Aprendendo Sobre Vírus a Partir de uma Proposta de Atividades Baseada nos Três Momentos Pedagógicos e no Enfoque CTSA

Autores

  • Rosa Shizue Abe Secretaria de Educação do Estado do Paraná. PR, Brasil.
  • Priscila Caroza Frasson Costa Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. PR, Brasil.
  • Lucken Bueno Lucas Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2019v20n3p260-266

Palavras-chave:

Vírus, Sequência de atividades, Três Momentos Pedagógicos, CTSA

Resumo

Este trabalho, de cunho qualitativo, apresenta os resultados da aplicação de uma sequência de atividades sobre o tema vírus, estruturada na abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos e na perspectiva CTSA. Os participantes foram alunos do 7º ano do Ensino Fundamental (anos finais) na disciplina de Ciências. Os dados compreenderam respostas dadas pelos discentes a avaliações diagnósticas (questionários inicial e final) da sequência, analisados por meio dos encaminhamentos da Análise Textual Discursiva. Como resultado, três categorias prévias foram efetivadas, sendo essas: noções distantes em relação à Microbiologia recente, noções incompletas em relação à Microbiologia recente e noções próximas à Microbiologia recente. As análises mostraram que as respostas dos alunos nas atividades finais da sequência apresentaram maior relação com os conhecimentos recentes da Microbiologia para o caso dos vírus, evidenciando as contribuições e pertinência do trabalho desenvolvido.

 

Palavras-chaves: Educação Científica. Contextualização do Conhecimento Escolar. Ensino Fundamental – Anos Finais.

 

Biografia do Autor

Rosa Shizue Abe, Secretaria de Educação do Estado do Paraná. PR, Brasil.

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus de Cornélio Procópio - Estado do Paraná (2017) Especialização em Biologia Vegetal(1998) pela Fundação Faculdade Agronomia Luiz Meneghel, Especialização pelo Programa de Desenvolvimento da Educação do Estado do Paraná - PDE 2013, Especialização em Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva (2018).Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (1992) com Habilitação em Matemática pela referida instituição (1993),Atualmente é professora no Colégio Estadual Dulce de Souza Carvalho e Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva, cursando Especialização Ensino de Biologia (UEL). É bolsista supervisora do PIBID em andamento, experiência em docência no Ensino Fundamental I e na disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II.

Priscila Caroza Frasson Costa, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. PR, Brasil.

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000), mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus Luiz Meneghel, Bandeirantes-PR. Tem experiência na área de Metodologia e Prática de Ensino de Biologia, estágio supervisionado no ensino médio, onde ministra aulas desde 2003, para o curso de Ciências Biológicas na referida Universidade. Desde 2015 atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino da UENP (PPGEN), como professora da disciplina de Tendências Metodológicas de Ensino e como orientadora em nível de mestrado. Atua ainda na área de pesquisa em Educação para a Sexualidade e Educação Ambiental.

Lucken Bueno Lucas, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino. PR, Brasil.

Doutor e Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (PECEM-UEL 2008; 2014), bolsista CAPES. Especialista em Bioética (UEL, 2007). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, 2006). É professor efetivo da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Profissional em Ensino - da UENP (http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino). É líder do GPEFOP - Grupo de Pesquisa em Ensino e Formação Profissional, cadastro CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3345995435404954. Tem experiência nas áreas de Biologia Geral, Ensino de Ciências/Biologia com ênfase em Axiologia e Epistemologia da Biologia, Formação de professores, Bioética e Biologia Aplicada à Saúde, Análises Qualitativas e Educação Ambiental.

Referências

BRASIL.Ministério da Saúde. Informe técnico sobre a vacina papilomavírus humano (HPV) na atenção básica. Brasília: MS, 2014.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Rev. Bras. Educ., n.26, p.89-100, 2003.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: UNIJUI, 2017.

DELIZOICOV, D. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal: relato e análise de uma prática educacional na Guiné Bissau. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1982.

DELIZOICOV, D. Ensino de física e a concepção freireana de educação. Rev. Ensino Fís., v.5, n.2, p.85-98, 1983.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

GUERRA, I.C. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentido e formas de uso. Portugal: Principia, 2006

KATO, D.S.; KAWASAKI, C.S. As concepções de contextualização do ensino em documentos curriculares oficiais e de professores de ciências. Ciênc. Educ., v.17, n.1, p.35-50, 2011.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: USP, 2005.

MARCHESAN, M.R.; KUHN, M.C. Alfabetização científica e tecnológica na formação do cidadão. Thema, v.13, n.3, p.118-129, 2016.

MEDEIROS, F.N.S. A influência da escolaridade sobre as percepções de clonagem e células-tronco. Rev. Assoc. Bras. Ensino Biol., n.1, 2007.

MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011.

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro "Física". Ciênc. Educ., v.20, n.3, p.617-638, 2014.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica do Estado do Paraná. Ciências. Curitiba: SEED, 2008.

PALACIOS, E.M.G. et al. Introdução aos estudos CTS. Espanha: OEI, 2003.

PIRES, A. De quelques enjeux épistémologiques d’úne méthodologie générale pour les sciences socieales. In: DANS POUPART, J. et al. La recherche qualitative, enjeux épistémologiques et méthodologiques. Canadá: Gaëtan Morin, 1997. p.3-54.

POZO, J.I.; CRESPO, M.Á.G. A aprendizagem e o ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

PRAIA, J.F. Contributo para uma leitura possível de um percurso profissional. In: CARVALHO, A.M.P.C.; CACHAPUZ, A.F.; GIL-PÉREZ, D. O ensino das ciências como compromisso científico e social. São Paulo: Cortez, 2012. p. 53-73.

QUINATO, G.A.C. Educação científica, CTSA e ensino de física: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia. Bauru: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2013.

ROTHBERG, D.; QUINATO, G.A.C. Ensino de ciências e CTS: contribuições ao aperfeiçoamento de situações de aprendizagem sobre entropia e degradação de energia. Alexandria, v.9, n.1, p.179-206, 2016.

SASSERON, L.H.; CARVALHO, A.M.P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investig. Ensino Ciênc., v.13, n.3, p.333-352, 2008.

SILVA, L.F.; CARVALHO, L.M. A temática ambiental e o processo educativo: o ensino de Física a partir de temas controversos. Ciênc. Ensino, n.esp., 2007.

TOMA, E. H. O. Mundo nanométrico: a dimensão do novo século. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.

TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. Porto Alegre: Artmed, 2012.

TRABULSI, L. R.; ALTERTHUM, F. Microbiologia. São Paulo: Atheneu, 2015.

TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

ZUIN, V. G.; FREITAS, D. A utilização de temas controversos: estudo de caso na formação de licenciandos numa abordagem CTSA. Ciênc. Ensino, v. 1, n. 2, 2007.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

ABE, Rosa Shizue; COSTA, Priscila Caroza Frasson; LUCAS, Lucken Bueno. Aprendendo Sobre Vírus a Partir de uma Proposta de Atividades Baseada nos Três Momentos Pedagógicos e no Enfoque CTSA. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 260–266, 2019. DOI: 10.17921/2447-8733.2019v20n3p260-266. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/6822. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos