Investigando a Própria Prática: uma Reflexão Sobre a Prática de Discussão Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2024v25n2p409-415

Resumo

Este artigo refere-se à investigação da própria prática no contexto de sala de aula, com a utilização de uma tarefa exploratório-investigativa, mediante a prática de discussão nas aulas de matemática. Nota-se que dada as demandas da vida escolar, como preencher formulário com o acompanhamento dos alunos, lista de chamada, dentre outras atividades, o professor, possivelmente, tende a perder o olhar crítico a sua conduta metodológica no ambiente de ensino e aprendizagem. À luz da problemática citada, a pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual da região Norte do Paraná, no 2º semestre de 2018. Os   objetivos norteadores consistem em: (i) apresentar elementos reflexivos da professora-pesquisadora, com base em uma experiência de prática de discussão matemática; e  (ii) evidenciar aspectos do seu desenvolvimento profissional. A metodologia é de natureza qualitativa e centra-se em registros escritos dos alunos na resolução da tarefa, e da professora-pesquisadora em seu diário de campo, e, ainda, de gravações de áudio e imagem. Os resultados apontam para a importância de o professor pesquisar a sua própria prática, pois acaba por investigar sua atuação em sala de aula, suas metodologias de ensino, seus conhecimentos científicos e pedagógicos, podendo refletir e rever sua ação, atrelando o saber pedagógico ao saber da experiência. Esse resultado aponta para uma alternativa promissora em prol da formação do professor que atua na Educação Básica.

Biografia do Autor

Solange Mariano da Silva Santos, Secretaria de Educação do Estado do Paraná. PR, Brasil.

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) , campus de Londrina. Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2008). Atualmente é professora PSS - COLÉGIO ESTADUAL PAPA PAULO VI. Tem experiência na área de Matemática, com ensino Fundamental II, Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. PR, Brasil.

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Licenciada em Ciências, Matemática e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação/Ensino e pesquisa com ênfase na Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem. Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento de Ciências Humanas (DACHS). Atua na Licenciatura em Química (Psicologia da Educação e Didática Geral) e como docente permanente dos cursos de Pós-Graduação: 1. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza; 2. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática.

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Unopar, Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

É doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - PR). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL - PR). Possui Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - PR) e Especialização em Educação Matemática. Licenciada em Pedagogia. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Pitágoras Unopar e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - UNIAN. Édocente de Matemática do quadro próprio do Magistério - SEED, atuando no Ensino Fundamental - Anos finais e no Ensino Médio da rede estadual -SEED - PR. Docente de cursos de graduação no Ensino Superior - Universidade Anhanguera.

Downloads

Publicado

2024-07-25

Como Citar

SANTOS, Solange Mariano da Silva; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia; FIGUEIREDO, Helenara Regina Sampaio. Investigando a Própria Prática: uma Reflexão Sobre a Prática de Discussão Matemática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 409–415, 2024. DOI: 10.17921/2447-8733.2024v25n2p409-415. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/12352. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos