Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação com a Prática da Gestão Escolar: um Estudo de Caso

Autores

Resumo

As políticas públicas do Brasil buscam garantir equipamentos eletrônicos e acesso à internet para as escolas, porém ainda existe carência de formação continuada para o uso efetivo dessas ferramentas tecnológicas, principalmente, para os profissionais da Gestão Escolar. Diante disso, este artigo tem como objetivo analisar a concepção dos Gestores Escolares sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nos parâmetros que compõem a gestão escolar com base nos processos administrativos, financeiros, pedagógicos e de recursos humanos. A pesquisa é de natureza exploratória com caráter qualitativo. A metodologia aplica um estudo de caso e a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário diagnóstico destinado para Diretores e Coordenadores Pedagógicos e aplicado durante um curso de extensão on-line. Como resultados se obteve, inicialmente, o perfil dos sujeitos com o intuito de identificar as características pessoais e profissionais. Em seguida se constatou que a maioria dos Gestores Escolares consideram relevante o uso das tecnologias nos processos administrativos. A gestão financeira e de recursos humanos são mediados por recursos digitais e existe plano de ação para integração das tecnologias à prática pedagógica. Verificou-se, também, falta de formação continuada para o uso efetivo das tecnologias nos processos da gestão escolar e investimento por parte dos órgãos responsáveis. Por isso, como trabalhos futuros, deseja-se um aprofundamento do tema com foco nas políticas públicas voltadas para gestão escolar.

Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Gestão Escolar. Gestores Escolares.

Abstract

Public policies in Brazil seek to guarantee electronic equipment and internet access for schools, but there is still a lack of continuing education for the effective use of these technological tools, especially for School Management professionals. Therefore, this article aims to analyze the conception of School Managers on the use of Digital Information and Communication Technologies in the parameters that make up school management based on administrative, financial, pedagogical and human resources processes. The research is exploratory in nature with a qualitative character. The methodology is a case study and data collection took place through a diagnostic questionnaire intended for Pedagogical Directors and Coordinators and applied during an online extension course. As a result, the profile of the subjects was initially obtained in order to identify personal and professional characteristics. Then we found that most School Managers consider the use of technologies in administrative processes to be relevant. Financial and human resource management are mediated by digital resources and there is an action plan for integrating technologies into pedagogical practice. We also verified a lack of continuing education for the effective use of technologies in school management processes and investment by the responsible bodies. Therefore, as future works, it is desired to deepen the theme with a focus on public policies aimed at school management.

Keywords: Digital Technologies. School management. School Managers.

Biografia do Autor

Mateus de Lima Brito, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional. CE, Brasil.

Mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Pedagógica da Escola Básica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Psicologia Organizacional do Trabalho (UECE). Apresenta também Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Estácio do Ceará. Graduado em Pedagogia (UECE). É integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) do Instituto Universidade Virtual da UFC. Atualmente é Servidor Técnico Administrativo em Educação da UFC.

Raquel de Sousa Gondim, Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Pedagoga (UVA) e licenciada em matemática (UVA). Tem experiência na área de Educação, com foco em Educação a Distância, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atualmente desempenha pesquisas na área da cultura maker, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa móvel e letramento digital.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará, Brasil.

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela UFC. Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela UFC e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela UFC. Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE - Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores.

Igor de Moraes Paim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Maranguape, Brasil.

Doutor em Educação (UNESP-Marilia), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC). Licenciado em Ciências Biológicas (UECE) e Bacharel em Direito (UFC). Professor efetivo do Instittuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Maranguape). É diretor do Centro de Referência em Educação a Distância, localizado na reitoria do IFCE. Tem interesse de pesquisas em, Educação Geral, Educação Inclusiva, Metodologias Ativas, Altas Habilidades/Superdotação, Desenvolvimento Moral e Tecnologias Digitais Aplicáveis a Educação. Participa de grupos de pesquisa no campo da educação e é lider do Grupo de Pesquisa em Enriquecimento Escolar e Promoção Cognitiva.

Publicado

2024-03-14

Como Citar

BRITO, Mateus de Lima; GONDIM, Raquel de Sousa; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; PAIM, Igor de Moraes. Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação com a Prática da Gestão Escolar: um Estudo de Caso. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 74–80, 2024. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/10555. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos