A Cultura Maker como Estratégia de Ensino e Aprendizagem: uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2022v23n5p841-848

Resumo

Os modelos educacionais estão mudando de uma abordagem tradicional para uma abordagem integrada e mais dinâmica, na qual a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática se fundem com Artes (STEAM), portanto os discentes precisarão não apenas de habilidades técnicas, mas também de imaginação, criatividade, design e pensamento crítico para essa nova forma de aprender. Para tanto, o artigo trata de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e tem como objetivo apresentar um mapeamento de estudos que abordam o uso da cultura maker como estratégia de ensino e aprendizagem na educação com enfoque em trabalhos internacionais. Para a busca da bibliografia foram utilizadas as strings (maker culture) AND (teaching) AND (learning) no período de 2013 a 2021, no idioma inglês, a partir de dois repositórios digitais – ACM Digital Library e ScienceDirect. O método utilizado para realização desta pesquisa foi a RSL, a qual, de acordo com Kitchenham (2004), busca identificar, avaliar e interpretar os estudos que estejam disponíveis e que sejam importantes no contexto de determinadas questões de pesquisa. No geral, os resultados apontam que a cultura maker contribui positivamente para as práticas criativas, uma postura crítica e reflexiva, a fim de fomentar a inovação, bem como aprimorar o desenvolvimento cognitivo, emocional, psicomotor e as habilidades socioemocionais, em um ambiente de aprendizagem. Enfim, os resultados apresentados podem servir de base para a realização de pesquisas futuras focadas em segmentos pouco explorados como, por exemplo, descompactar a terminologia de gênero e identidade técnica masculinista nos laboratórios maker.

Palavras-chave: Cultura Maker. Ensino. Aprendizagem. STEAM.

Abstract

Educational models are shifting from a traditional approach to an integrated and more dynamic approach in which Science, Technology, Engineering and Mathematics merge with Arts (STEAM), so students will need not only technical skills but also imagination, creativity, design and critical thinking for this new way of learning. Therefore, the article deals with a Systematic Literature Review (RSL) and aims to present a mapping of studies that approach the use of maker culture as a teaching and learning strategy in education with a focus on international works. For the bibliography search, the strings (maker culture) AND (teaching) AND (learning) were used in the period from 2013 to 2021, in English, from two digital repositories - ACM Digital Library and ScienceDirect. The method used to carry out this research was the RSL, which, according to Kitchenham (2004), seeks to identify, evaluate and interpret the studies that are available and that are important in the context of certain research questions. Overall, the results indicate that the maker culture contributes positively to creative practices, a critical and reflective posture, in order to foster innovation, as well as improve cognitive, emotional, psychomotor and socio-emotional skills, in a learning environment. Finally, the results presented can serve as a basis for future research focused on little explored segments, such as, for example, unpacking the terminology of gender and masculinist technical identity in the maker laboratories.

Keywords: Maker Culture. Teaching. Learning. STEAM.

Biografia do Autor

Raquel de Sousa Gondim, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologia Educacional. CE, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Pedagoga (UVA) e Licenciada em matemática (UVA). Tem experiência na área de Educação, com foco em Educação a Distância, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na atualidade, tem pesquisado temas como: cultura maker, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa móvel e letramento digital.

Antonia Cláudia Prado Pinto, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologia Educacional. CE, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e licenciada em História pela Universidade Estadual do Ceará (1998). Atualmente, é professora efetiva de História da Rede Pública Estadual do Ceará.

José Aires de Castro Filho , Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologia Educacional. CE, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Mathematics Education - University Of Texas At Austin (2000). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará, atuando no curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional do Instituto Universidade Virtual e no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação. É Líder do Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) desde 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: Informática Educativa, Psicologia Cognitiva e Educação Matemática.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologia Educacional. CE, Brasil.

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM ? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral

Downloads

Publicado

2023-01-26

Como Citar

GONDIM, Raquel de Sousa; PINTO, Antonia Cláudia Prado; CASTRO FILHO , José Aires de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. A Cultura Maker como Estratégia de Ensino e Aprendizagem: uma Revisão Sistemática da Literatura . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 5, p. 840–847, 2023. DOI: 10.17921/2447-8733.2022v23n5p841-848. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/10265. Acesso em: 16 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos