BNCC e o Lugar do Professor de Língua Portuguesa e Literaturas: Desafios e Possibilidades

Autores

  • Lucas Toledo de Andrade Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologia para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.
  • Dayse de Souza Lourenço Simões Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologia para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.
  • Emilly Stéfanni de Souza Honório nopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologia para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2023v24n4p652-657

Resumo

Este estudo propõe uma análise das tensões existentes entre a BNCC e os professores de Língua Portuguesa e Literaturas, visando compreender o papel desses educadores diante de um documento que parece restringir as propostas de ensino associadas a uma concepção dialógica da linguagem. Sendo assim, os objetivos específicos são: analisar criticamente a BNCC (2018) a partir da perspectiva dos processos de ensino de Língua Portuguesa e Literaturas norteados pela concepção dialógica de linguagem; refletir sobre as mudanças nas práticas de ensino de Língua Portuguesa e Literaturas; relacionar as exigências da BNCC e a concepção dialógica de linguagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, buscando estabelecer conexões e reflexões em torno da BNCC e do processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Esperamos que este estudo revele as possíveis relações entre BNCC, ensino de Língua Portuguesa e Literaturas, considerando que o tema proposto oferece diversas possibilidades de investigação, pois a homologação da BNCC é ainda recente e os seus impactos no ensino de Língua Portuguesa e de Literaturas precisam ser atentamente observados e analisados.

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular. Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literaturas. Concepção dialógica.

Abstract
This article analyzes the tensions between BNCC and the teachers of Portuguese and Literatures, aiming to understand the role of these teachers in front of a document that restricts the proposal of learning related to dialogical conception of language. Therefore, the specific objectives are: to analyze critically the BNCC (2018) from perspective of teaching process of Portuguese and Literatures related to dialogical conception of language; to reflect about the changes of teaching proposal of Portuguese and Literatures; to relate the BNCC requirements and the dialogic conception of language. For that, For this, qualitative and bibliographical research was used, aiming establish connections and reflections between BNCC and the learning and teaching process of Portuguese and Literatures. The proposed theme offers many possibilities for investigation because the BNCC approval is recent and its impacts need to be analyzed.

Keywords: Base Nacional Comum Curricular. Teaching and Learning of Portuguese and Literatures. Dialogical conception.

Biografia do Autor

Lucas Toledo de Andrade , Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologia para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Doutor em Letras (2020), na área de concentração de Literatura Comparada, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Concluiu o Mestrado em Letras (2016), na área de concentração de Estudos Literários, e a Especialização em Literatura Brasileira (2014) também pela Universidade Estadual de Londrina. É graduado em Letras Anglo-portuguesas e respectivas Literaturas (2012) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio. Atualmente, integra o corpo docente do Curso de Letras (Português; Português-Inglês) da Universidade Pitágoras Unopar (UNOPAR) e da Universidade Anhanguera Uniderp (UNIDERP). Na Universidade Pitágoras Unopar (UNOPAR), atua ainda como docente do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Integra também, como colaborador, o corpo docente do Curso de Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além disso, atua na rede privada, na Educação Básica, como Professor de Língua Portuguesa e de Literatura. Interessa-se por pesquisas na área de: literatura afro-brasileira, literaturas africanas de Língua Portuguesa, africanidade, afrobrasilidade, estudos literários, formação do professor de Língua Portuguesa e Literaturas, formação do leitor na Educação Básica, letramento literário.

Emilly Stéfanni de Souza Honório, nopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologia para Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Norte do Paraná - Unopar/PR. Especialista em Gestão Escolar: Direção, Supervisão, Coordenação e Orientação pelo Instituto Tecnológico do Sudoeste Paulista (INTESP) em 2019. Especialista em Psicomotricidade pela Faculdades do Centro do Paraná (UCP) em 2011. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Atua como docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Prefeitura Municipal de Londrina, desde 2013.

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

ANDRADE , L. T. de; SIMÕES, D. de S. L.; HONÓRIO, E. S. de S. BNCC e o Lugar do Professor de Língua Portuguesa e Literaturas: Desafios e Possibilidades. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 652–657, 2024. DOI: 10.17921/2447-8733.2023v24n4p652-657. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/12526. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos