O Bioma Pampa nos Livros Didáticos de Biologia no Brasil: um Olhar Sobre a Cidade de Uruguaiana-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2023v24n2p241-250

Resumo

Os livros didáticos são recursos extremamente utilizados no processo de ensino aprendizagem na educação básica, portanto, fundamentais na construção do conhecimento de estudantes do ensino básico. De acordo com as orientações e normativas educacionais brasileiras, especialmente no ensino de biologia, é fundamental que os conteúdos abordados nesses livros apresentem a realidade local, pois se trata do meio em que os estudantes vivem e interagem. Por este motivo, este trabalho investigou como os LDs de Biologia mais utilizados em escolas públicas no município de Uruguaiana-RS abordam o Bioma Pampa. Para isso, utilizou-se a matriz de análise de Castro et a.l (2019) constituída por categorias para análise dos Biomas brasileiros nos LDs. Observou-se que os livros didáticos abordam todos os Biomas brasileiros, poucos livros atingiram pontuação mais de 50% do valor da matriz. O Pampa foi o Bioma menos abordado em todos os livros com informações erradas e desatualizadas, ressaltando a necessidade de atualização dos livros didáticos para subsidiar uma prática docente mais adequada e contextualizada. Neste ínterim, faz-se necessário que o Ensino de Ciências contemple os valores biorregionais, valorizando o contexto dos Biomas Brasileiros na educação básica. Em suma, se os LDs apresentam limitações na abordagem do Bioma Pampa, as universidades e o Stricto sensu possuem um papel importante no desenvolvimento de pesquisas e intervenções didático-pedagógicas.

Palavras chave: Ensino de Ciências. Ecossistemas Locais. Consciência Ambiental.

Abstract
Textbooks are extremely used resources in the teaching-learning process in basic education, therefore, fundamental in the construction of knowledge of basic education students. According to Brazilian educational guidelines and regulations, especially in the teaching of biology, it is essential that the contents covered in these books present the local reality, as it is the environment in which students live and interact. For this reason, this work investigated how the Biology textbooks most used in public schools in the city of Uruguaiana-RS approach the Pampa Biome. For this, the analysis matrix of Castro was used.et al (2019) consisting of categories for analysis of Brazilian Biomes in LDs. It was observed that the textbooks address all Brazilian Biomes, few books reached a score of more than 50% of the matrix value. The Pampa was the least approached Biome in all books with wrong and outdated information, highlighting the need to update textbooks to support a more adequate and contextualized teaching practice. In the meantime, it is necessary for Science Teaching to include bioregional values, valuing the context of Brazilian Biomes in basic education. In short, if the LDs have limitations in approaching the Pampa Biome, universities and the Stricto sensu have an important role in the development of research and didactic-pedagogical interventions.

Keywords: Science Teaching. Local Ecosystems. Environmental Awareness.

Biografia do Autor

Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Universidade Federal do Pampa. RS, Brasil.

Graduado em Ciências Biológicas (2003 - 2006), com atualização em Ciências Biológicas (2009) pela PUCRS. Especializado em Licenciamento Ambiental pela FGF (2010 - 2011), com experiência junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA (2007-2011), foi Coordenador Ambiental do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) junto ao WORLD BANK (BIRD) (2011-2012). Participou de atividades voluntárias nos Conselhos, Binacional de Meio Ambiente (Brasil - Argentina), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana (CONSEMMA), Conselho Fiscal do Fundo Municipal de Custeio dos Serviços de Coleta (FUMCRES) e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Uruguaiana (COMPDEC), foi diretor de Meio Ambiente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana/RS (2013-2015). Especialista em Educação Ambiental (2016-2017) e Mestre em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde(2016-2018), pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como professor voluntário no curso de Ciências da Natureza, Professor convidado junto ao Curso de Especialização em Educação Ambiental e foi professor substituto no curso de Aquicultura na Universidade Federal do Pampa Campus Uruguaiana. Atualmente é doutorando em Educação em Ciências, pesquisador colaborador junto ao Laboratório de Biologia e Diversidade Animal e integrante dos grupos de pesquisa, COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências e NUPILABRU: Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai na Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa. RS, Brasil.

Mestrando no PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Licenciado em Ciências da Natureza na UNIPAMPA, Campus Uruguaiana. Foi Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico (2020-2022). Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA.

Allyson Henrique Souza Feiffer, Universidade Federal do Pampa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências. RS, Brasil.

Graduado em Licenciatura em Ciências da Natureza (2018) pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, possui Especialização em Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental pelo SENAC/SP (2019) e em Educação Ambiental pela UNIPAMPA (2020). Atualmente é professor de Ciências, Biologia e Robótica no Colégio Metodista União e professor de Biologia e Química no curso Olavo Pré-Vestibular. Mestrando no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Unipampa. Participa do Grupo de Pesquisa ComCiência ligado desenvolvendo pesquisa na área de Educação Ambiental, formação de professores e Ensino de Botânica. Desenvolve pesquisas na Unidade de Conservação Parque Estadual do Espinilho, voltadas para a coleta, classificação e divulgação de espécimes das plantas herbácea do local, como forma de mostrar uma parcela da biodiversidade do bioma Pampa.

Andrielli Vilanova de Carvalho, Universidade Federal do Pampa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências. RS, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, (PUCRS) em 2009 (Licenciatura e Bacharelado). Possui Especialização em Licenciamento, Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) em 2012 e especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Desenvolveu trabalhos sobre a Avaliação de Qualidade da água em Arroios através dos Macroinvertebrados Bentônicos como Bioindicadores. Participou do GENSQ ( Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida) 2016 a 2018 na Universidade Federal do Pampa -UNIPAMPA Uruguaiana. Atualmente participa do Grupo Consciência: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação Ciênciometria e Ensino de Ciências na Unipampa Uruguaiana. Mestra em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2017 - 2019). Doutoranda em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa, com pesquisas voltadas para o Tema Contextualizador Integrador no Ensino de Ciências, Ensino de Ciências nos anos iniciais, Bioma Pampa. Atua na rede Municipal de Ensino como Professora de Ciências, Pesquisadora junto ao Laboratório de Biologia e Diversidade Animal da Unipampa -Campus Uruguaiana, desenvolve atividades Eco- Educacionais, Palestras, Oficinas pedagógicas e Consultoria Ambiental. É professora preceptora no Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Pampa - Núcleo Ciências da Natureza (2020 - 2022).

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa. RS, Brasil.

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa. RS, Brasil.

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005, Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando como líder do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência, e vice-líder no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA e está como Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Pampa. Pai da Eduarda, da Alice e do Francisco. Já integrou a banda Palometas do Sucesso e Acústico Regressivo. É produtor de cerveja artesanal (Cervejaria Xisme). Site do Laboratório de Biologia e Diversidade Animal: http://porteiras.s.unipampa.edu.br/lbda/

Downloads

Publicado

2023-08-07

Como Citar

CASTRO, Luis Roberval Bortoluzzi; CUNHA, Fernando Icaro Jorge; FEIFFER, Allyson Henrique Souza; CARVALHO, Andrielli Vilanova de; DINARDI, Ailton Jesus; PESSANO, Edward Frederico Castro. O Bioma Pampa nos Livros Didáticos de Biologia no Brasil: um Olhar Sobre a Cidade de Uruguaiana-RS. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 241–250, 2023. DOI: 10.17921/2447-8733.2023v24n2p241-250. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/10578. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos