Ensino de Botânica sob o olhar de licenciandos de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2023v24n3p389-396

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções dos licenciandos ingressantes e concluintes do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN), referente ao Ensino de Botânica, para discutir as diferentes visões dos participantes, em função do momento formativo. Essa pesquisa possui uma abordagem qualitativa, onde os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários aos licenciandos dos 1º, 3º, 7º e 9º semestres do Curso de LCN da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana (UNIPAMPA) no primeiro semestre de 2022. Os resultados permitiram inferir que dentre as três áreas de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), a Biologia é apontada como a área de maior interesse; os licenciandos avaliaram positivamente as componentes curriculares que tratam do ensino de Botânica no Curso LCN e sinalizaram a necessidade de maior aprofundamento temático envolvendo esta área de conhecimento. Quanto aos aspectos negativos ou fragilidades, os impactos da pandemia da COVID-19, dificultou o desenvolvimento de atividades presenciais, como as práticas e a carga horária insuficiente destes componentes curriculares. Este estudo se torna importante pois apresenta as fragilidades que precisam ser amenizadas e as potencialidades que devem ser valorizadas para que o processo formativo contribua com a diminuição das Impercepção Botânica.

Palavras-chave: Impercepção Botânica. Formação Inicial. Diversidade Vegetal.

Abstract

The aim of this research was to analyze the conceptions of undergraduates entering and graduating from the Degree in Natural Sciences Course, regarding the Teaching of Botany, to discuss the different views of the participants, depending on the formative moment. This research has a qualitative approach, where data were collected from the application of questionnaires to the graduates of the 1st, 3rd, 7th and 9th semesters of the Natural Sciences Course at the Federal University of Pampa - Campus Uruguaiana (UNIPAMPA) in the first semester of 2022. The results allowed inferring that among the three areas of Natural Sciences (Biology, Physics and Chemistry), Biology is identified as the area of greatest interest; the undergraduates positively evaluated the curricular components that deal with the teaching of Botany in the Natural Sciences Course and signaled the need for greater thematic deepening involving this area of knowledge. As for the negative aspects or weaknesses, the impacts of the COVID-19 pandemic, made it difficult to develop face-to-face activities, such as practices and the insufficient workload of these curricular components. This study becomes important because it presents the weaknesses that need to be mitigated and the potential that must be valued so that the training process contributes to the reduction ofs Botanical Imperception.

Keywords: Botanical Imperception. Training. Plant Diversity.

Biografia do Autor

Allyson Henrique Souza Feiffer, UUniversidade Federal do Pampa, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências. RS, Brasil.

Graduado em Licenciatura em Ciências da Natureza (2018) pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, possui Especialização em Avaliação de Impactos Ambientais e Processos de Licenciamento Ambiental pelo SENAC/SP (2019) e em Educação Ambiental pela UNIPAMPA (2020). Atualmente é professor de Ciências, Biologia e Robótica no Colégio Metodista União e professor de Biologia e Química no curso Olavo Pré-Vestibular. Mestrando no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Unipampa. Participa do Grupo de Pesquisa ComCiência ligado desenvolvendo pesquisa na área de Educação Ambiental, formação de professores e Ensino de Botânica. Desenvolve pesquisas na Unidade de Conservação Parque Estadual do Espinilho, voltadas para a coleta, classificação e divulgação de espécimes das plantas herbácea do local, como forma de mostrar uma parcela da biodiversidade do bioma Pampa.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa. RS, Brasil.

Professor de Química efetivo pela 35ª Coordenadoria Regional de Educação, com atuação na cidade de São Borja-RS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus Uruguaiana. Possui formação inicial em Magistério (Curso Normal) de nível médio (2018), obtida no Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Licenciado em Ciências da Natureza (2023) na UNIPAMPA, campus Uruguaiana. Foi bolsista CAPES por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desempenhando suas atividades na EMEF Moacyr Ramos Martins, na cidade de Uruguaiana/RS, onde se dedicou a superar os desafios do Ensino de Ciências da Natureza, com foco na promoção do Letramento Científico (2020-2022). Recebeu reconhecimento ao ser contemplado com uma bolsa do banco Santander, por meio do edital 235/2020, destinado a graduandos com destacado desempenho acadêmico. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado “Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza”, conforme edital n° 40/2021. Este projeto resultou na criação de um curso de extensão, orientado pelo Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Exerceu a função de professor residente pedagógico com bolsa CAPES na EMEB Dom Fernando, na modalidade de Educação do Campo em Uruguaiana-RS. Desde 2021 é membro do grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências (COMCIÊNCIA), consolidando seu envolvimento ativo na comunidade acadêmica e sua dedicação ao avanço do conhecimento na área de Ciências da Natureza.

Luis Roberval Bortoluzzi Castro, Universidade Federal do Pampa. RS, Brasil.

Graduado em Ciências Biológicas (2003 - 2006), com atualização em Ciências Biológicas (2009) pela PUCRS. Especializado em Licenciamento Ambiental pela FGF (2010 - 2011), com experiência junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA (2007-2011), foi Coordenador Ambiental do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI) junto ao WORLD BANK (BIRD) (2011-2012). Participou de atividades voluntárias nos Conselhos, Binacional de Meio Ambiente (Brasil - Argentina), Conselho Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana (CONSEMMA), Conselho Fiscal do Fundo Municipal de Custeio dos Serviços de Coleta (FUMCRES) e Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Uruguaiana (COMPDEC), foi diretor de Meio Ambiente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uruguaiana/RS (2013-2015). Especialista em Educação Ambiental (2016-2017) e Mestre em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde(2016-2018), pela Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como professor voluntário no curso de Ciências da Natureza, Professor convidado junto ao Curso de Especialização em Educação Ambiental e foi professor substituto no curso de Aquicultura na Universidade Federal do Pampa Campus Uruguaiana. Atualmente é doutorando em Educação em Ciências, pesquisador colaborador junto ao Laboratório de Biologia e Diversidade Animal e integrante dos grupos de pesquisa, COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências e NUPILABRU: Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai na Universidade Federal do Pampa, campus Uruguaiana.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa. RS, Brasil.

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana - RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019 - 2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

FEIFFER, Allyson Henrique Souza; CUNHA, Fernando Icaro Jorge; CASTRO, Luis Roberval Bortoluzzi; DINARDI, Ailton Jesus. Ensino de Botânica sob o olhar de licenciandos de Ciências da Natureza. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 389–396, 2023. DOI: 10.17921/2447-8733.2023v24n3p389-396. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/10565. Acesso em: 16 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos