Yoga na Escola: Contribuições para o Bem-Estar e Trabalho Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2024v25n4p830-836

Resumo

As amplas atividades vinculadas à vida profissional e pessoal do professor têm contribuído para o seu adoecimento. Através de momentos formativos que priorizem o bem-estar e qualidade de vida e não se restrinjam apenas à transmissão de conhecimentos pedagógicos, o professor é convidado a olhar para si e cuidar de sua saúde de forma integral. Nesse sentido, esse estudo faz parte de uma série de intervenções voltadas à saúde integral docente e teve como objetivo analisar as contribuições do Hatha Yoga, uma prática milenar indiana que envolve posturas físicas, respiração e relaxamento, no bem-estar e qualidade do trabalho docente. A pesquisa aconteceu no ano de 2022 e se desenvolveu em uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul, onde foram ofertadas oito aulas de Yoga, para oito profissionais de ensino. Segundo a metodologia de análise de conteúdo, foi possível concluir que o interesse pela prática se dá na intenção de proporcionar bem-estar e interação e que o Yoga oferece saúde física e mental aos praticantes ao promover um momento de escuta e autoconhecimento. No entanto, os resultados também revelaram que, apesar dos benefícios físicos, mentais e sociais do Yoga, barreiras como alta demanda de atividades, falta de organização pessoal e incompatibilidade de horários dificultaram a participação consistente dos interessados.

Palavras-chave: Yoga. Qualidade de Vida. Formação Continuada. Promoção da Saúde.

Abstract

The extensive activities linked to the teacher's professional and personal life have contributed to his illness. Through training moments that prioritize well-being and quality of life and are not restricted just to the transmission of pedagogical knowledge, the teacher is invited to look at himself and take care of his health in an integral way. In this sense, this study is part of a series of interventions aimed at teaching integral health and analyzed the contributions of Hatha Yoga, an ancient Indian practice that involves physical postures, breathing and relaxation, on well-being and quality of life. teaching work. The research took place in 2022 and was carried out in a public school in the interior of Rio Grande do Sul, where eight Yoga classes were offered to eight teaching professionals. According to the content analysis methodology, it was possible to conclude that the interest in the practice is due to the intention of providing well-being and interaction and that Yoga offers physical and mental health to practitioners by promoting a moment of listening and self-knowledge. However, the results also revealed that, despite the physical, mental and social benefits of Yoga, barriers such as high demand for activities, lack of personal organization and incompatible schedules made it difficult for those interested to participate consistently.

Keywords: Yoga. Quality of Life. Continuing training. Health Promotion.

Biografia do Autor

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPgECi - UFRGS); Mestra em Educação em Ciências no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPgECi - UFRGS); Especialista em Educação pelo IFSUL; Especialista em Ciências Ambientais pela URI (Campus de Frederico Westphalen), e Especialista em Educação Ambiental (UFSM); Licenciada em Ciências Biológicas pela URI (Campus de Frederico Westphalen); Docente de ciências da rede municipal. Atua na Formação Continuada de professores; A inserção da pesquisa escolar nas atividades pedagógicas, Elaboração de projetos, metodologias e estratégias de ensino de ciências e biologia. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e participante do Grupo de Estudo em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ).

Karla Mendonça Menezes, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

Licenciada e Bacharel em Educação Física, Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, Mestra em Educação Física e Doutora em Educação em Ciências, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão em Saúde pela UNIPAMPA. MBA em Gestão de Pessoas e Recusos Humanos (FOCUS/PR). Atualmente realiza Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e atua como gestora das atividades de saúde, assistência e recreação no SESC-SC. Tem experiência na área de educação em saúde, promoção da saúde, projetos de ensino-aprendizagem, metodologias de ensino, formação de professores, gestão de pessoas, exercício físico para populações especiais, avaliação e prescrição de exercícios físicos.

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mídias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro de Educação, departamento de Metodologia do Ensino. Também é docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências (UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM). Atua na área de Educação Física, Ensino e Educação, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Didática e práticas pedagógicas na Educação Física escolar; Estágio supervisionado na Educação Física; Investigação de processos de ensino e aprendizagem; Tecnologias educativas no contexto escolar; Formação de professores; Atividade física e promoção da saúde. Coordenador-Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Ensino em Movimento - GEPEM.

Félix Alexandre Antunes Soares, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

Graduação em Farmácia e Bioquímica - Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), tenho mestrado (2003) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Eu realizei pós doutorado na Universidade Federal de Santa Maria (2005) em bioquímica toxicológica e na Universidade de Leon na Espanha na área de biologia molecular (2009). Eu sou membro ordinário da SBBq e membro da International Neurotoxicology Association e fui Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências no período (2016-2020). Fui bolsista PVE/CAPES no ano 2018/2019 junto ao Albert Einstein College of Medicine (NYC) atuando como cientista visitante. Atualmente sou professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria e venho trabalhando na área de ciências biológicas (bioquímica) atuando principalmente nos seguintes temas: neuroproteção e antioxidantes., também temos projetos de pesquisa na área de educação em ciências em temas relativos a melhoria do ensino de ciências no ensino básico. 

Downloads

Publicado

2025-01-07

Como Citar

DALLA CORTE, Liriana Correa; CANDITO, Vanessa; MENEZES, Karla Mendonça; ILHA, Phillip Vilanova; SOARES, Félix Alexandre Antunes. Yoga na Escola: Contribuições para o Bem-Estar e Trabalho Docente. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 25, n. 4, p. 830–836, 2025. DOI: 10.17921/2447-8733.2024v25n4p830-836. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/13073. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos