Desenvolvimento de Vídeo Educativo para Prevenção de Infecção de Sítio Cirúrgico Pós-Cesárea

Autores

  • Roselane Cristina Passos Universidade do Distrito Federal, Escola Superior de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências para a Saúde. Brasília, DF, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9268-5892
  • Adriana Haack Arruda Dutra Universidade do Distrito Federal, Escola Superior de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências para a Saúde. Brasília, DF, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1987-1335

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2024v25n4p864-873

Resumo

A Infecção de Sítio Cirúrgico ocupa a terceira posição entre as infecções relacionadas à assistência à saúde, é um problema de saúde pública, sendo necessárias ações preventivas para reduzir riscos. O objetivo foi identificar as principais ocorrências de infecção de sítio cirúrgico pós-cesárea e desenvolver, com a validação de especialistas, um vídeo educativo com orientações pós-alta para puérperas sobre a prevenção dessas infecções. Estudo prospectivo, metodológico, dividido em três etapas: identificação de infecção de sítio cirúrgico pós-cesárea, elaboração e validação de vídeo educativo por juízes especialistas. Realizado a partir da construção e validação de tecnologia educativa com a participação de 11 juízes, o processo do vídeo educativo incluiu 4 etapas: planejamento, produção, implementação e avaliação. As etapas foram subdivididas em subprocessos, que compõem etapas mais específicas para o desenvolvimento do material didático sendo: Análise, diagnóstico, Planejamento instrucional, Desenho didático, Produção de mídias, Revisão e Validação. Posteriormente análise de conteúdo para avaliação e aprovação por 11 juízes. Foram diagnosticadas 55 pacientes com infeção de sítio cirúrgico pós-cesárea e a taxa foi 3,97%. Quanto a validação do vídeo educativo o nível de concordância atribuído pelos juízes especialistas esteve entre 0,957 para alfa de Cronbach e 0,958 para Índice de confiabilidade. O vídeo educativo mostrou-se válido para ser utilizada junto às puérperas, os resultados indicam que a validação por juízes especialistas da área apresentou alta concordância, resultando na validação e aprovação do vídeo educativo, podendo ser utilizado como orientações para prevenção às infecções de sítio cirúrgico pós-cesárea.

Palavras-chaves: Tecnologia em Saúde. Cesárea. Estudo de Validação. Infecção.

Abstract

Surgical Site Infection ranks third among healthcare-related infections. It is a public health problem, requiring preventive actions to reduce risks. The objective was to identify the main occurrences of post-cesarean surgical site infections and develop, with the validation of experts, an educational video with post-discharge guidance for postpartum women on the prevention of these infections. Prospective, methodological study, divided into three stages: identification of post-cesarean surgical site infection, preparation and validation of an educational video by expert judges. Carried out through the construction and validation of educational technology with the participation of 11 judges, the educational video process included 4 stages: planning, production, implementation and evaluation. The steps were subdivided into subprocesses, which make up more specific steps for the development of teaching material: Analysis, diagnosis, Instructional planning, Didactic design, Media production, Review and Validation. Subsequently content analysis for evaluation and approval by 11 judges. 55 patients were diagnosed with post-cesarean surgical site infection and the rate was 3.97%. Regarding the validation of the educational video, the level of agreement attributed by the expert judges was between 0.957 for Cronbach's alpha and 0.958 for the Reliability Index. The educational video proved to be valid for use with postpartum women. The results indicate that validation by expert judges in the area showed high agreement, resulting in the validation and approval of the educational video, which can be used as guidelines for preventing surgical site infections. post-cesarean section.

Keywords: Health Technology. Caesarean Section. Validation Study. Infection.

Biografia do Autor

Roselane Cristina Passos, Universidade do Distrito Federal, Escola Superior de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências para a Saúde. Brasília, DF, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Paulista (2007). Especialização e Experiência na área de Enfermagem. Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família. Especialização em Administração Escolar, Gestão Pedagógica e Docência do Ensino Superior. Especialização e Experiência em Gestão, em Gestão de Leitos Hospitalares e Especialização em Regulação do SUS. Mestranda do Curso Mestrado Profissional Ciências para a Saúde em Saúde do Adulto/ESCS- Escola superior de Ciências da Saúde/Fundação de Ensino e Pesquisa e Ciências da Saúde. (2021-2022 Cursando). Experiência como enfermeira em Maternidade, Saúde da Mulher e do Recém-nascido, e Docência do Ensino Superior. Enfermeira Docente da Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS em Habilidades Práticas em Enfermagem - HPE. Enfermeira Especialista do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar - NCIH e Enfermeira Especialista do Núcleo de Educação Permanente em Saúde - NEPS do HOSPITAL MATERNO INFANTIL DE BRASÍLIA DR. ANTÔNIO LISBOA - HMIB. Enfermeira Especialista da Secretaria de Estado de Saúde do DF- SES/DF. Atuante como enfermeira no Hospital Materno Infantil de Brasília - HMIB e na Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS como Enfermeira Docente do Curso de Graduação em Enfermagem atuante nas Habilidades Práticas em Enfermagem - HPE de assistência à Saúde da Mulher e do Recém Nascido em Alojamento Conjunto/Maternidade e Centro Obstétrico no HMIB.

Adriana Haack Arruda Dutra , Universidade do Distrito Federal, Escola Superior de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências para a Saúde. Brasília, DF, Brasil.

Possui Bacharelado em Nutrição pela Universidade de Brasília, Licenciatura Plena em Nutrição e Biologia pela Universidade Católica de Brasília, Especialização em Saúde Coletiva , Especialização em Nutrição Clínica Enteral e Parenteral , com Metodologia Teórica e Prática pelo GANEP e Especialização em Nutrição Clínica pela ASBRAN . Pós graduação em Nutrição na Terceira Idade. Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde pela Fiocruz. Pós-graduada em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. Pós-graduação em Mediação e Resolução de Conflitos. Possui capacitação em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa pela FIOCRUZ. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília e Mestrado em Nutrição Humana pela Universidade de Brasília. Pós-doutorado em Psicologia. É nutricionista do Hospital Materno Infantil da Secretaria de Saúde, professora da Secretaria de Educação do DF. Membro do Conselho e Equipe Técnica do Hospital de Ensino do HMIB. Professor Titular do Programa de Mestrado Profissional da FEPECS/SES/DF. Tem experiência na área de gestão pública de serviços de saúde e atuação no Conselho de Segurança Alimentar do DF, Nutrição Clínica e Ambulatorial, com ênfase em Nutrição em Saúde Pública, alergia alimentar e fibrose cística. Atuação como Membro da Equipe Ambulatorial de Atendimento ao Fibrocístico. Atuação como Membro da equipe de atendimento a crianças portadoras de Alergia Alimentar do HMIB. Atuação como Membro do Conselho de Segurança Alimentar-CONSEA. Atuação como Membro do Comitê Central de Promoção de Saúde do DF. Atuação como Membro da comissão de Padronização de Nutrição da SES - DF. Membro do Comitê Técnico de Avaliação dos Projetos de Pesquisa da Escola Superior de Ciências da Saúde. Avaliadora de Projetos de Pesquisa do Núcleo de Ensino e Pesquisa do HMIB.

Downloads

Publicado

2025-01-07

Como Citar

PASSOS, Roselane Cristina; DUTRA , Adriana Haack Arruda. Desenvolvimento de Vídeo Educativo para Prevenção de Infecção de Sítio Cirúrgico Pós-Cesárea. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 25, n. 4, p. 864–873, 2025. DOI: 10.17921/2447-8733.2024v25n4p864-873. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/13027. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos