Uma Experiência na Educação Superior: Avaliação da Formação Continuada à Distância, na Perspectiva da Deficiência Visual

Autores

  • Vanessa do Carmo Correia Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão. RJ, Brasil.
  • Thiago Corrêa Lacerda Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão. RJ, Brasil. Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Niterói, Curso de Física. RJ, Brasil.
  • Pablo Velloso de Carvalho PGCTIn/UFF
  • Kátia Arruda Dias Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão. RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2024v25n3p622-629

Resumo

Este trabalho destaca a complexidade da prática docente, que requer uma abordagem metodológica pautada em competências didáticas para atender às necessidades específicas dos estudantes, especialmente as pessoas que apresentam deficiência visual em evolução constante. Ressalta-se a importância das instituições de ensino e dos docentes em testemunhar as mudanças sociais, ocorridas em função dos instrumentos normativos da legislação e da educação brasileira. A pesquisa tem como objetivo a avaliação da experiência dos participantes de um curso de formação continuada à distância, com 40 horas, promovido para professores do Ensino Superior, que abordou a área da Deficiência Visual, após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa. Os resultados mostraram que muitos professores da graduação ainda não estão preparados para atender tais alunos. Dos 37 professores participantes, a maioria concluiu com êxito, atingindo certificação. A pesquisa enfatiza que a Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, modalidades e etapas de ensino, e exige um processo contínuo de formação continuada de professores, devendo considerar as especificidades individuais dos estudantes. Diante disso, o trabalho contribui para a ampliação do diálogo entre o Ensino Superior e as práticas essenciais para a construção de espaços educacionais mais inclusivos e acessíveis a todos, não se findando em si, mas também promovendo espaços para discussão acerca do tema.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Docentes. Graduação.

Abstract

This work highlights the complexity of teaching practice, which requires a methodological approach based on didactic skills to meet the specific needs of students, especially people with visual impairments, which are constantly evolving. The importance of educational institutions and teachers in witnessing the social changes that occurred as a result of the normative instruments of Brazilian legislation and education is highlighted. The research aims to evaluate the experience of participants in a 40-hour distance continuing education course, promoted for Higher Education teachers, which addressed the area of Visual Impairment, after approval by the Ethics and Research Committee. The results showed that many undergraduate professors are not yet prepared to serve such students. Of the 37 participating teachers, the majority completed successfully, achieving certification. The research emphasizes that Special Education is a teaching modality that permeates all levels, modalities and stages of teaching, and requires a continuous process of continuing teacher training, and must consider the individual specificities of students. In view of this, the work contributes to expanding the dialogue between Higher Education and essential practices for the construction of educational spaces that are more inclusive and accessible to all, not ending in itself, but also promoting spaces for discussion on the topic.

Keywords: Inclusive Education. Teachers. Graduation.

Biografia do Autor

Vanessa do Carmo Correia, Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão. RJ, Brasil.

Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn/UFF), Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF), com pesquisa sobre o atendimento educacional especializado e formação de professores para o ensino superior. Pós-graduada no Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial; Licenciada em Formação Pedagógica em Ciências Biológicas, Bacharel em Fisioterapia, pós-graduada em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva e em Fisioterapia Intensiva. Coordenadora Acadêmica do Centro Universitário Anhanguera de Niterói; com experiência em gestão de pessoas, resolução de conflitos, docência no ensino superior e assistência em Fisioterapia.

Thiago Corrêa Lacerda, Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão. RJ, Brasil. Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Niterói, Curso de Física. RJ, Brasil.

Láurea Acadêmica com CR 9,2 em 2010, no Instituto de Física da UFF. Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal Fluminense (2009), Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2010) e Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Física pela Universidade Federal Fluminense na linha de pesquisa Física das Radiações Aplicada (Radioecologia). Possui experiência na área de Radioatividade Aplicada, Ensino de Ciência e Educação Inclusiva. Na área de Radioatividade, trabalha com espectrometria e entendimento de fenômenos ambientais usando radionuclídeos como rastreadores. No ensino, se dedica a novas metodologias e práticas experimentais que permitam acessibilidade às ciências, o que reflete em temas sobre inclusão e integração do corpo discente de forma geral e ampla. É professor concursado em Física Básica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro no campus Niterói, com atuação no nível superior e em cursos técnicos de nível médio. Está credenciado no Curso de Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão e no Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (Nível doutorado acadêmico) do Instituto de Biologia, da Universidade Federal Fluminense, com ênfase em ambientes inclusivos em todos espaços escolares dos estudantes com altas habilidades e notório saber, sendo, também, colaborador do Laboratório de Radioecologia e Alterações Ambientais, no Instituto de Física da UFF

Pablo Velloso de Carvalho, PGCTIn/UFF

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2009). Possui Pós-Graduação Lato Sensu - MBA Executivo em Marketing, com aprofundamento em produtos e serviços pela Faculdade de Economia e Finanças, IBMEC-Rio (2007) e Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público: Constitucional, Administrativo e Tributário pela Universidade Estácio de Sá (2011). Mestre pela Universidade Federal Fluminense no Programa de Pós-Graduação Justiça Administrativa, na Linha de Pesquisa: Justiça administrativa e fortalecimento do Estado de Direito, Subárea: Saúde Coletiva (2022). Doutorando pela Universidade Federal Fluminense no Programa de Pós-Graduação em STRICTO SENSU - DOUTORADO EM CIÊNCIAS, TECNOLOGIAS E INCLUSÃO.

Kátia Arruda Dias, Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão. RJ, Brasil.

Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão na Universidade Federal Fluminense-UFF e Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Pós Graduação em Psicopedagogia. Graduada em Pedagogia com habilitação em: Administração Escolar, Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Magistério - Disciplinas Pedagógicas. Atualmente é Pedagoga - Orientadora Educacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ no Campus Niterói. É vice coordenadora do NAPNE - Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Específicas do IFRJ campus Niterói. Atuou como Docente em cursos Técnicos. Atuou como docente no Ensino Médio. Foi Coordenadora Pedagógica de Curso Técnico em Enfermagem. Atua como Psicopedagoga. Atuou como Docente tutora e Coordenadora das disciplinas pedagógicas da Universidade do Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) pelo Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ).

Publicado

2024-11-27

Como Citar

CORREIA, Vanessa do Carmo; LACERDA, Thiago Corrêa; VELLOSO DE CARVALHO, Pablo; DIAS, Kátia Arruda. Uma Experiência na Educação Superior: Avaliação da Formação Continuada à Distância, na Perspectiva da Deficiência Visual. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 622–629, 2024. DOI: 10.17921/2447-8733.2024v25n3p622-629. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/11795. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos