O Gênero Podcast no Desenvolvimento da Compreensão Auditiva em Espanhol como Língua Estrangeira: Percepções Docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2024v25n3p517-525

Resumo

O podcast no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) emerge como uma ferramenta promissora para aprimorar a compreensão auditiva dos alunos, oferecendo uma nova via de contato com o idioma estudado, ao mesmo tempo em que pode fomentar a autonomia e o engajamento por meio de conteúdo variado e acessível. Além disso, o gênero podcast permite que os alunos e professores tenham acesso a materiais e diversificados, o que pode enriquecer o processo de ensino e aprendizagem e torná-lo mais interessante e dinâmico. Neste sentido, o estudo em questão tem como objetivo descrever as percepções de professores brasileiros de espanhol sobre o ensino da compreensão auditiva por meio de podcasts. Trata-se, portanto, de uma pesquisa na área da Linguística Aplicada, com abordagem qualitativa e descritiva dos dados. O método para a geração dos dados envolveu a aplicação de questionários online direcionados a professores do idioma em questão. Os participantes destacaram tanto preocupações quanto reconhecer benefícios sobre o uso de podcasts no ensino de espanhol como língua estrangeira. Os resultados apontaram para uma disposição docente em buscar novas estratégias de ensino de línguas em um ambiente digital, evidenciando a importância de uma abordagem didática que integre métodos diversos, adequando-os às necessidades dos alunos.

Palavras-chave: Ensino de Espanhol. Habilidade Auditiva. Gênero Digital.

Abstract

Podcasts in the teaching of Spanish as a foreign language emerge as a promising tool for enhancing students' listening comprehension, offering a new way of engaging with the language being studied while fostering autonomy and engagement through varied and accessible content. Additionally, the podcast genre allows students and teachers to access diverse materials, which can enrich the teaching and learning process, making it more interesting and dynamic. In this sense, the study aims to describe the perceptions of Brazilian Spanish teachers regarding the teaching of listening comprehension through podcasts. Therefore, this research falls within the field of Applied Linguistics, employing a qualitative and descriptive approach to data. The method for data collection involved the use of online questionnaires directed at teachers of the language in question. The participants highlighted both concerns and recognized the benefits of using podcasts in teaching Spanish as a foreign language. The results pointed to a willingness among teachers to seek new language teaching strategies in a digital environment, emphasizing the importance of a didactic approach that integrates diverse methods, adapting them to the needs of the students.

Keywords: Teaching Spanish. Listening Ability. Digital Genre.

Biografia do Autor

Leila Leite Santana, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Letras. RN, Brasil.

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui graduação em Letras Espanhol e suas respectivas literaturas, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

 

Tatiana Lourenço de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Letras. RN, Brasil.

Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) onde atua na graduação e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Doutora pelo Programa de Doctorado en Lengua Española da Universidad de Salamanca (USAL), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Ciência sem Fronteiras / Doutorado pleno no exterior. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com pesquisa financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e graduada em Letras: Português-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro dos grupos de pesquisa: Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE) do DLE/UERN, Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) do PPGL/UERN e Tecnologias para o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras (TECLE) do DLE/UFC. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino e aprendizagem de espanhol, tecnologias digitais na educação, formação de professores, análise de material didático, educação on-line, Educação a Distância (EaD) e políticas linguísticas para o ensino de espanhol. Atualmente, coordena o projeto de extensão "Núcleo de Ensino de Cultura, Literatura e Língua Espanhola - NECLE", além do projeto de pesquisa "A avaliação escrita em aulas de língua espanhola no ensino presencial e no ensino híbrido".

Publicado

2024-11-27

Como Citar

SANTANA, Leila Leite; CARVALHO, Tatiana Lourenço de. O Gênero Podcast no Desenvolvimento da Compreensão Auditiva em Espanhol como Língua Estrangeira: Percepções Docentes . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 25, n. 3, p. 517–525, 2024. DOI: 10.17921/2447-8733.2024v25n3p517-525. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/13052. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos