Tecnologia Emergente: uma Revisão Sistemática no Ensino de Biologia Sobre o Uso da Realidade Aumentada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2447-8733.2023v24n4p546-552

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre as práticas pedagógicas empregadas durante as aulas de Biologia por meio do uso da Realidade Aumentada (RA). Para o avanço da pesquisa, procurou-se perceber da literatura as RSL existentes até agora sobre práticas no Ensino de Biologia e posteriormente se fez a RSL com o objetivo de pesquisar quais procedimentos estratégicos pedagógicos foram empregados durante as aulas por meio do uso da ferramenta de RA, para que possam trazer um maior benefício em termos de aprendizagem nos alunos e ao Ensino de Biologia. Foram revisados artigos em revistas e periódicos nacionais e internacionais, em plataformas digitais como Google Acadêmico, trabalhos publicados entre 2018 a 2022 e tivessem acesso livre. Para isso, recorreu-se ao Parsifal que é uma ferramenta on-line projetada para apoiar os pesquisadores na condução de revisões sistemáticas da literatura. A RSL seguiu o protocolo proposto por (Kitchenham, 2004). Como resultados, constatou-se que em 26 dos trabalhos finais a Teoria significativa de David Ausubel (1963 e 1968) foi a teoria de aprendizagem mais empregada nos artigos e a estratégia pedagógica utilizada com maior frequência durante as aulas experimentais foi por meio da ferramenta de RA. O ciclo de POE (Predizer-Observar-Explicar) aparece como estratégia pedagógica utilizada entre os artigos lidos. Por fim, os dados observados com essa pesquisa servirão como base para o desenvolvimento de futuros projetos sobre RA e o Ensino de Biologia.

Palavras-chave: Educação. Recursos Tecnológicos. Tecnologias de Informação e Comunicação. Estratégias Pedagógicas.

Abstract
This article aimed to conduct a Systematic Literature Review (SLR) on the pedagogical practices employed in Biology teaching through the use of Augmented Reality (AR). To advance the research, we sought to identify the existing literature reviews on practices in Biology Teaching and subsequently, the SLR was conducted, focusing on articles published in the period from 2018 and 2022. National and international journals and periodicals were reviewed on digital platforms such as Google Scholar, both in Portuguese and English, and with free access. For this purpose, Parsifal was used, which is an online tool designed to support researchers in conducting systematic literature reviews. The SLR followed the protocol proposed by (Kitchenham, 2004). As a result, it was observed that in 26 of the final articles, David Ausubel's Meaningful Learning Theory (1963 and 1968) was the most frequently used learning theory, and the pedagogical strategy most frequently applied during experimental classes was through the AR tool. The POE cycle (Predict-Observe-Explain) emerged as the pedagogical strategy utilized in the reviewed articles. Finally, the data gathered in this research will serve as a foundation for the development of future projects on AR and Biology Teaching.

Keywords: Education. Technological Resources. Information and Communication Technologies. Pedagogical strategy.

Biografia do Autor

Letícia Alaice Fonseca de Oliveira, Universidade Federal de Rio Grande, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências. RS, Brasil.

Graduada em Ciências Biológicas licenciatura plena pela Universidade Católica de Pernambuco (2021), Especialista em Docência na Educação Básica pelo Instituto Federal de Rondônia (2022). Mestranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande e Participante do grupo de pesquisa InfoEduc (Informática na Educação) do Centro de Ciências Computacionais (C3) - FURG. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (RP). Possui experiência na área de Biologia com ênfase em tecnologias digitais na educação. Atualmente estuda o uso da Realidade Aumentada (RA) no processo de ensino e aprendizagem de  Biologia. Foi Pós intercambista pelo PGM- Programa Ganhe o Mundo, Canadá NF (2016-2017). 

Amanda das Neves Pinto, Universidade Federal de Rio Grande, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências. RS, Brasil.

Mestranda em Educação em Ciências - FURG. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atuou como assistente de editor na Revista BIBLOS: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (E-ISSN 2236-7594), Revista Didática Sistêmica (E-ISSN 1809-3108), VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias (ISSN 0102-7352, ISSN Eletrônico 2358-3452) e Vittalle ? Revista de Ciências da Saúde (ISSN 1413-3563 E-ISSN 2177-7853); revisora do Repositório Institucional da FURG. Monitora no período da graduação das disciplinas de Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação I, Repositório Digitais e Editoração Impressa e Eletrônica. Interesse pelos eixos: Profissional da Informação e Formação profissional; Produção Científica; Ciência Aberta e Acesso Aberto.

Carlos Henrique Pagel, Universidade Federal de Rio Grande, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências. RS, Brasil.

Formado no Curso Superior de Licenciatura em Física no IFSUL - CAVG; aluno de mestrado no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências na Universidade de Rio Grande (FURG) na linha de pesquisa tecnologias na educação; cursando segunda licenciatura em Matemática na Faculdade IBRA; Participante do grupo de pesquisa Virtual 20. Participante do grupo de pesquisa GEAPEC (Grupo de Estudos Avançados e Pesquisa em Ensino de Ciências). Participante do grupo de pesquisa InfoEduc (Informática na Educação) do Centro de Ciências Computacionais (C3) - FURG. Simpatizante de novas metodologias e de novas tecnologias no auxilio para uma melhora na educação. Atualmente estuda o uso de laboratórios virtuais para o Ensino de Física.

Regina Barwaldt , Universidade Federal de Rio Grande, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências. RS, Brasil.

Doutora em Informática na Educação e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas. Atualmente é Docente Adjunta no Centro de Ciências Computacionais (C3) da Universidade Federal do Rio Grande. Docente permanente no Programa de Pós-graduação em Engenharia da Computação/PPGComp e docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências/PPGEC da FURG. Coordenadora dos Cursos dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/FURG. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) do INEP/MEC. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Informática na Educação, atua nas temáticas, como: Engenharia Educacional, Tecnologia Assistiva, Interface Humano Computador e Inteligência Artificial na Educação.

Daniel da Silva Silveira, Universidade Federal de Rio Grande, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências. RS, Brasil.

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Mestre em Educação em Ciências pela FURG (2012). Doutor em Educação em Ciências pela FURG (2017). Professor do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, além de estar como Diretor Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da FURG. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia (EaD-TEC) da FURG e integra a Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública, vinculada a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências, modalidade EaD (2017 a 2021) e Coordenador Adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências EaD (2015 a 2017). Tem experiência docente na área de Matemática e Educação Matemática e realiza suas pesquisas no âmbito da formação de professores com ênfase em Educação Matemática, Tecnologias na Educação e Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

OLIVEIRA, L. A. F. de; PINTO, A. das N.; PAGEL, C. H. .; BARWALDT , R. .; SILVEIRA, D. da S. Tecnologia Emergente: uma Revisão Sistemática no Ensino de Biologia Sobre o Uso da Realidade Aumentada . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 546–552, 2024. DOI: 10.17921/2447-8733.2023v24n4p546-552. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/10624. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos